top of page

MUNDIAL 2018 - GRUPO A

Rússia

 

Como país independente a Rússia já participou em três Campeonatos do Mundo e nunca passou da fase de grupos.

Anfitriã da prova deste ano, está isenta da fase de qualificação e é a selecção menos cotada do ranking da FIFA.

Não tem tido a melhor preparação, isto segundo os resultados dos jogos dos últimos meses, pois não vence desde Outubro de 2017, quando derrotou a Coreia do Sul por 4-2. Desde aí até ao empate mais recente com a Turquia leva sete jogos sem vencer. O melhor que conseguiu foi arrancar um empate diante da selecção espanhola. Além de Turquia e Espanha, empatou ainda com Irão e perdeu com a Argentina, Brasil, França e Áustria.

O guarda-redes Igor Akinfeev pode ser crucial para inverter os resultados da selecção do leste da Europa durante o Mundial.

RUSSIA.png
ARÁBIA_SAUDITA.png

Arábia Saudita

 

A Arábia Saudita encontra-se num Mundial de Futebol 12 anos depois, sendo este o quinto da história da selecção. Os outros quatro foram consecutivos, o primeiro em 1994 e o único em que conseguiu passar a fase de grupos, onde foi eliminada pela Suécia nos oitavos-de-final.

Foi uma das surpresas na Fase de Qualificação Asiática ao conseguir relegar a Austrália para o playoff, ficando apenas a um ponto do Japão na liderança.

É uma equipa constituída maioritariamente de jogadores do Al-Hilal (próximo clube de Jorge Jesus) e do Al-Ahli, contando apenas com três “espanhóis” na equipa.

Poderá contar com a capacidade de remate e de oportunidade do avançado de qualidade Mohammed al-Sahlawi, referenciado à bem pouco tempo ao Manchester United.

Egipto

 

Selecção que na fase de qualificação sofreu um pequeno susto na 1ª mão da 2ª eliminatória ao perder em casa do Chade por 1-0, mas que depois soube dar a volta e dizimar a selecção chadiana em casa por 4-0.

Passou a fase de grupos com facilidade e 28 anos depois estará novamente  presente no Mundial, o terceiro.

Equipa onde brilha a estrela Mohamed Salah, este que poderá falhar o primeiro jogo do Egipto, conta também com outros jogadores experientes que actuam na Europa, mais precisamente com cultura em Inglaterra. Alguns exemplos são: Mohamed Elneny do Arsenal, Ahmed El-Mohamady do Aston Villa e Ahmed Hegazi do West Brom.

Em jeito de curiosidade, Essam El-Hadary, guarda-redes de 45 anos, poderá tornar-se no jogador mais velho a disputar um Campeonato do Mundo.

EGITO.png
URUGUAI.png

Uruguai

Com Seba Coates do Sporting e Maxi Pereira do Porto, a selecção uruguaia apresenta uma equipa bastante equilibrada com jogadores experientes como é o caso de Diego Godín, indiscutível no Atlético Madrid.

Com uma frente de luxo, talvez a melhor dupla de avançados deste mundial, Edinson Cavani e Luis Suárez, o Uruguai, duas vezes Campeão do Mundo - uma delas na primeira edição - é sempre uma equipa de segunda linha, pronta a surpreender. No último Mundial, após perder perante a Costa Rica, conseguiu o feito de vencer tanto a Itália como a Inglaterra e deixar as duas selecções de fora do Mundial. Acabou no entanto por ser eliminada nos oitavos-de-final por outra selecção sul-americana, a Colômbia.

Na fase de qualificação da CONMEBOL ficou em 2º lugar, atrás do Brasil e à frente da Argentina.

bottom of page