top of page

MUNDIAL 2018 - GRUPO B

PORTUGAL

 

Depois da desilusão do Mundial de 2014 no Brasil, onde não passou da fase de grupos, Portugal conseguiu conquistar o Europeu de 2016 em França na final dramática contra a selecção anfitriã.

Comparando com o Euro 2016, o seleccionador Fernando Santos fez 10 alterações nos 23 convocados apostando em jogadores jovens como Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Gelson Martins e Gonçalo Guedes.

Muito é esperado de Cristiano Ronaldo, este que vai participar no quarto Mundial da carreira. André Silva foi companheiro de CR7 em toda a qualificação e juntos marcaram 24 dos 32 golos de Portugal. A selecção das quinas apenas perdeu na primeira jornada contra a Suíça.

Portugal ficou em 3º lugar no mítico Mundial de 1966 em Inglaterra, onde o Rei Eusébio foi coroado melhor marcador.

PORTUGAL.png
ESPANHA.png

Espanha

 

Apesar do último Mundial não ter corrido como esperado, onde foi eliminada na fase de grupos com derrotas contra a Holanda e o Chile, a selecção espanhola será sempre uma das principais candidatas à vitória deste ano.

Teve os seus momentos áureos entre 2008 e 2012, onde venceu o Euro 2008, o Mundial 2010 e o Euro 2012 e procura recuperar a hegemonia mundial vencendo esta edição.

Na fase de qualificação apenas empatou por uma vez frente à Itália, marcando 36 golos e sofrendo três.

A irreverência de jogadores como Isco, David Silva e Thiago Alcântara poderá ser um factor relevante na luta pela vitória.

Andrés Iniesta fará o seu último mundial da carreira e apesar de já não ser um titular indiscutível, poderá ser um jogador crucial da equipa. Xavi já não faz parte da selecção, caberá assim a Iniesta comandar nuestros hermanos.

Marrocos

 

Marrocos qualificou-se para o Mundial vinte anos após a última presença não sofrendo qualquer derrota nem golo sofrido, num grupo difícil constituído por Costa do Marfim, Gabão e Mali.

Com apenas dois jogadores a jogar no seu país de origem, Marrocos apresenta-se com uma selecção forte para este Mundial. Com Mehdi Benatia, central da Juventus e capitão da equipa africana a comandar a defensiva, o meio-campo é formado por jogadores como Nordin Amrabat, Mbark Boussoufa e Younes Belhanda, todos eles muito experientes.

Na frente veremos muito provavelmente Hakim Ziyech, 10 do Ajax que foi uma das figuras da Eredivisie desta época e Khalid Boutaïb, melhor marcador da selecção na qualificação.

Nesta prova, o melhor que Marrocos conseguiu fazer até hoje foi chegar aos oitavos-de-final.

MARROCOS.png
irã.png

Irão

O Irão de Carlos Queiroz qualifica-se para uma fase final de um Mundial pela segunda vez consecutiva.

Na qualificação passou com distinção as duas fases de grupos em que participou sem qualquer derrota em dezoito jogos e com apenas cinco golos sofridos, ficando mesmo com sete pontos de avanço da Coreia do Sul.

Para este Mundial, estando inserido no grupo de Portugal e Espanha, o conhecimento de Carlos Queiroz das selecções ibéricas poderá ser uma arma para que o Irão faça história e pela primeira vez consiga chegar aos oitavos-de-final.

Amir Abedzadeh, guarda-redes do Marítimo, será para os portugueses o jogador mais conhecido desta selecção, mas o perigo encontra-se na frente de ataque com Sardar Azmoun e Mehdi Taremi como setas apontadas à baliza adversária.

bottom of page