top of page
fa 1.jpg

Fernando Andrade, 26 anos, brasileiro, é um avançado que cumpre a sua 4ª época em Portugal, onde está desde a época 2015/16 proveniente do Rio Branco – SP (Brasil) para representar o Oriental (41J – 11GM).

 

Em 2016/17 atuou no Penafiel (42J – 9GM) e entre Julho de 2017 até Janeiro do corrente, representou o Santa Clara onde se destacou como elemento determinante para que os açorianos atingissem a subida à Liga Nos (42J – 15GM).

 

Na presente temporada, e antes da transferência para o FC Porto, Fernando Andrade, disputou 15 jogos tendo apontado 4 golos e feito 3 assistências.

 

 

Perfil

 

Ofensivamente, é um jogador com grande capacidade de aceleração.

 

Essa sua capacidade de aceleração fazem com que seja forte no ataque à profundidade (desmarcações de rotura atacando o espaço) ou que o possibilitem desequilibrar a partir de uma ala (em particular a direita) para entrar em combinações após diagonais interiores ou para ações de cruzamento (particularmente para a zona do 1º poste).

 

Apresenta alguma dificuldade na definição dos lances (último passe ou remate).

 

Boa capacidade de finalização, sobretudo, em ações dentro de área. De remate seco, forte e colocado.

 

No espaço aéreo, e embora não sendo o seu ponto mais vincável, é fundamentalmente na zona entre Defesa Central mais distante da zona de cruzamento e Lateral (zona/espaço morta(o) – zona do 2º poste) onde procura surgir para finalizar.

 

Defensivamente, a sua composição física fazem com que se mostre disponível para os duelos (capacidade de choque) e para o condicionamento ou pressão sob o portador.

 

Mostra ainda ser intenso e agressivo no momento de reação à perda.



















 

Perfil do Jogador vs Perfil da Equipa

 

Olhando para as suas características quer técnicas quer físicas, olhando de igual modo para aquilo que é o seu conhecimento do campeonato português e a sua adaptação ao mesmo, o FC Porto realizou, indubitavelmente, uma boa aquisição.

 

Mas mais importante do que isso, está o enquadramento do perfil do jogador (que deve ter sido em conta a todos os níveis) ao perfil dos avançados a que Sérgio Conceição dá primazia, e aqui há a destacar a importância do departamento de scouting dos azuis e brancos nesse transfer feito desde a observação e análise ao jogador, tendo por base não só o sistema de jogo de ambas as equipas (Santa Clara e FC Porto) mas, acima de tudo, tendo em conta as especificidades e dinâmicas pedidas aos elementos que compõe a linha ofensiva do FC Porto, quer a atacar quer a defender, e Fernando Andrade encaixa nesse perfil de avançados que compõem o plantel dos dragões.

A Estreia

 

Na estreia diante o Nacional da Madeira, e embora no pouco tempo em que esteve em campo, já foi possível observar um pouco daquilo que Fernando Andrade poderá oferecer à formação portista.

 

Em momento ofensivo, destacou-se a capacidade de aceleração e de ataque à profundidade (rápido e agressivo a atacar o espaço). Como já referido, é no momento da definição, da última decisão, que se denota o seu ponto mais débil.

 

A defender, procurou fechar linhas de passe, pressionar e condicionar a ação do portador, levando-o ao erro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

O Clássico

 

Há praticamente dois anos, o FC Porto recrutava Tiquinho Soares ao Vitória de Guimarães.

 

Foi precisamente num clássico frente ao Sporting que Soares se estreou de dragão ao peito. O brasileiro foi titular, bisou e foi peça determinante na vitória por 2-1 diante dos leões.

 

Fernando Andrade, poderá fazer a estreia em clássicos com a camisola do FC Porto.

 

Será ele, tal como Soares o foi aquando da sua chegada ao FC Porto, o trunfo dos dragões para o clássico de Alvalade?

Dany Teixeira

bottom of page