top of page

MUNDIAL 2018 - GRUPO H

Polónia

Apesar de empatar o primeiro jogo da fase de qualificação no Cazaquistão e ser goleada por 4-0 em casa da Dinamarca, a Polónia venceu os restantes jogos do Grupo E e teve acesso directo para o Rússia 2018.

A última presença da Polónia foi em 2006 onde não passou da fase de grupos e venceu apenas um jogo.

Na sua história tem dois terceiros lugares sendo eliminada nas meias-finais pelas selecções que viriam a ser campeãs, a Alemanha Ocidental em 1974 e a Itália em 1982.

Eliminada pela nossa selecção nos quartos-de-final do Europeu passado, o oitavo classificado do ranking da FIFA procura agora fazer melhor no Mundial e conta com o capitão e melhor marcador de sempre da Polónia, além de melhor marcador da fase europeia de apuramento com 16 golos (mais um que Cristiano Ronaldo) Robert Lewandowski.

POLÔNIA.png
SENEGAL.png

Senegal

 

Mais uma das equipas que se qualificou sem qualquer derrota na fase de apuramento, participando apenas no seu segundo Mundial da história.

Fez a sua estreia em 2002 no Mundial da Coreia e do Japão e que estreia! Num grupo forte constituído por França (campeã em título), Dinamarca e Uruguai, conseguiu vencer a favorita e empatar os restantes jogos, passando em segundo lugar do grupo sem qualquer derrota. Eliminou ainda a Suécia nos oitavos e saiu derrotada nos quartos-de-final pela Turquia.

Ficou em sétimo lugar no único Mundial que disputou até ao momento tornando-se a terceira equipa africana a chegar aos quartos-de-final, as outras são os Camarões de Roger Milla (sétimo em 1990) e o Gana (também sétimo em 2010).

Com Sadio Mané como estrela absoluta da selecção, o Senegal procura melhorar o registo das equipas africanas.

Colômbia

 

Apesar de conseguir o acesso directo para o Mundial, acabando em quarto lugar na zona da CONMEBOL, a Colômbia sofreu bastante para se qualificar não conseguindo vencer os últimos quatro jogos, com três empates e uma derrota. Mesmo assim conseguiu a qualificação com um ponto de avanço sobre o Peru (que seguiu para o playoff internacional) e o Chile (que não conseguiu a qualificação).

O melhor que a Colômbia conseguiu em cinco participações foi o quinto lugar no Mundial do Brasil de 2014, com James Rodríguez a levar a equipa às costas sendo melhor marcador da prova (seis golos), vencendo o primeiro e o terceiro prémio de melhor golo e fazendo parte do 11 ideal do Campeonato do Mundo.

Outros nomes bem conhecidos são Radamel Falcao e Juan Cuadrado que poderão fazer a diferença nesta selecção.

COLOMBIA.png
JAPÃO.png

Japão

Mais uma selecção que conseguiu o acesso directo para o Rússia 2018 ficando em primeiro lugar do Grupo B da qualificação da confederação asiática, à frente da Arábia Saudita e da Austrália. Foi o melhor ataque da prova a par da Arábia Saudita com 17 golos.

Desde 1998 que é presença assídua em Mundiais, sendo este o sexto ano consecutivo e o melhor que conseguiu foi passar aos oitavos-de-final em 2002 quando foi anfitrião da prova juntamente com a Coreia e em 2010 na África do Sul, ficando em ambas as ocasiões com o nono lugar.

Shinji Kagawa é o jogador com maior reputação da selecção nipónica. O actual jogador do Borussia Dortmund já passou pelo Manchester United. Keisuke Honda médio do Pachuca e Shinji Okazaki, avançado que foi campeão inglês na época 2015/2016 pelo Leicester, são também nomes relevantes.

bottom of page