top of page

MUNDIAL 2018 - GRUPO E

Brasil

 

A selecção pentacampeã mundial será sempre uma das candidatas a vencer qualquer edição e deverá apresentar-se este ano com vontade acrescida para apagar a imagem que foi a desilusão do Brasil 2014 com a derrota humilhante em casa contra a Alemanha por 7-1 nas meias-finais, derrota essa que foi a mais expressiva em toda a história não só do Brasil mas como de todos os campeões mundiais.

Neymar e companhia têm agora uma oportunidade para fazer as pazes com os adeptos conquistando o campeonato mundial que lhes foge desde 2002, ano em que ganharam o penta na final contra... a Alemanha.

Na qualificação sul-americana acabou em primeiro lugar com 41 pontos, mais dez que o Uruguai, segundo classificado.

Além de Neymar conta com nomes como Marcelo, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e Roberto Firmino.

BRASIL.png
SUIÇA.png

Suíça

 

A selecção da Suíça fez parte do grupo de apuramento de Portugal e começou da melhor forma vencendo o actual campeão europeu na primeira jornada.

A partir daí, até se reencontrarem na última jornada, nem Suíça nem Portugal perderam pontos e nesse jogo a vitória acabou por sorrir aos portugueses colocando a Suíça no playoff de acesso.

No playoff venceu a Irlanda do Norte qualificando-se para o Campeonato do Mundo.

Selecção de Haris Seferovic, jogador do Benfica, conta com Xherdan Shaqiri o maior talento da equipa com apenas 1,69m.

A Suíça chegou por duas vezes aos quartos-de-final da prova, tendo como melhor prestação o quinto lugar conseguido em 1954 quando foi país organizador.

Costa Rica

 

A Costa Rica foi a maior surpresa do Mundial passado vencendo o “grupo da morte” com Uruguai, Itália e Inglaterra.

Liderada por Bryan Ruiz, com jogadores experientes com muitos anos de selecção como Celso Borges e jogadores explosivos como Christian Bolaños e Joel Campbell, tudo isso aliado a um super guarda-redes de seu nome Keylor Navas, acabou surpreendentemente por ficar em primeiro lugar, empatando apenas a zeros com a Inglaterra na última jornada. Eliminou a Grécia nos oitavos por marcação de grandes penalidades e ficou pelos quartos-de-final, eliminada pela Holanda também nos penalties.

Este foi o seu melhor desempenho, alcançando o sétimo lugar no quarto Campeonato do Mundo que disputou.

Na fase de qualificação ficou em segundo lugar na zona da CONCACAF apenas atrás do México.

COSTA RICA.png
servia.png

Sérvia

A Sérvia qualificou-se para este Mundial em primeiro lugar no grupo D da zona europeia à frente da Irlanda, do País de Gales e da Áustria, todas presentes no Euro 2016.

Como país independente, a Sérvia só esteve presente no Mundial de 2010, não passando a fase de grupos.

Conta com jogadores experientes como Branislav Ivanovic e Aleksandar Kolarov e é uma equipa com estatura elevada.

Dusan Tadic, Adem Ljajic, Aleksandar Mitrovic –  muito referenciado ao Benfica nas últimas épocas – e mesmo Luka Jovic, jovem que ainda faz parte dos quadros dos encarnados, podem causar o caos a qualquer adversário.

A isto se juntarmos ainda uma das revelações do Benfica, Andrija Zivkovic e o médio de classe mundial do Manchester United Nemanja Matic a Sérvia poderá tornar-se numa surpresa agradável neste Mundial.

bottom of page