top of page

Como poderá o Sporting jogar na época 2018/2019?

150px-Sporting_Clube_de_Portugal.png

Depois de Benfica na Sexta-feira e do Porto no Sábado, o Sporting entra em campo no Domingo, defrontando o Moreirense em jogo a contar para a primeira jornada do campeonato. A partida terá início às 18h30 e será disputada em Moreira de Cónegos.

Muito se tem falado do "incidente" de Alcochete, o mesmo que levou a que vários jogadores do plantel avançassem para rescisões por justa causa. O clube acabou por perder vários jogadores importantes, entre eles Gelson Martins, Rui Patrício e William Carvalho, todos eles formados no Sporting. Os regressos de Bas Dost, Bruno Fernandes e Battaglia - que também tinham rescindido contrato - e as permanências de jogadores como Coates e Acuña acabaram por amenizar a situação.

As contratações de Nani ao Valência e Marcelo do Rio Ave a custo zero parecem boas apostas pois, Nani conhece bem o clube (foi formado no Sporting e é a terceira vez que passa por Alvalade) e Marcelo, além de conhecer bem o campeonato português, depois de vários anos ao serviço do Rio Ave, poderá ser um reforço importante ao lado de Coates. Mathieu já apresenta 34 anos e demonstra grande propensão a lesões.

Com a saída de Rui Patrício, Salin não parecia aposta para a baliza, o que fez com que o Sporting fosse ao mercado contratar Viviano à Sampdoria por apenas 2M. Este é um guarda-redes experiente de 32 anos e de 1,95m de altura, já representou até a selecção italiana por seis vezes. Além do italiano, o Sporting ainda contratou Renan Ribeiro por empréstimo ao Estoril, provavelmente para ser terceiro guarda-redes. Mas a maior parte do orçamento foi gasta nas contratações de Raphinha, extremo do Vitória de Guimarães e de Bruno Gaspar, lateral direito da Fiorentina, formado no rival Benfica. O primeiro custou cerca de 6,5M aos cofres leoninos, o segundo rondou os 4,5M. Os dois poderão ser importantíssimos para o sucesso da equipa visto que, com a venda de Piccini para o Valência, o plantel carecia de um lateral direito de qualidade (contava apenas com Ristovski) e devido ao regresso de Coentrão ao Real Madrid e de no caso de Jefferson (retorno de empréstimo do Braga) não convencer José Peseiro, Acuña ou mesmo Bruno César poderão fazer a lateral contrária, colocando assim Raphinha (que Peseiro tão bem conhece da época passada no Vitória) a extremo esquerdo, a sua posição de raíz. Por fim, surgem também os retornos de empréstimo de Carlos Mané, este que fez uma excelente temporada no Estugarda e Matheus Pereira do Chaves, jogadores ainda jovens e explosivos que poderão encaixar no 11 titular tanto na extrema direita como na extrema esquerda.

A verdade é que no meio de tanta crise com o clube de Alvalade, os leões têm formado um plantel forte, capaz de colmatar todas as ausências da época passada.

Assim, com o plantel que Peseiro tem à disposição, salvo uma ou outra entrada ou saída que se possa concretizar e juntando a recente contratação de Sturaro, o mais provável é que o Sporting jogue no sistema 4-2-3-1. Foi o que José Peseiro mais usou na época passada ao serviço do Vitória e também um dos mais usados pelos leões durante a última temporada. Ao longo da época poderá também optar pelo 4-4-2 devido à quantidade de bons avançados que possui (Bas Dost, Doumbia, Fredy Montero e Castaignos).

sporting 4-2-3-1.JPG

Sistema Principal (4-2-3-1)

Sporting 4-4-2.JPG

Sistema Secundário (4-4-2)

Com o 4-2-3-1, o Sporting irá com certeza jogar com os seus laterais bem subidos, no apoio aos extremos. Poderá beneficiar da polivalência do lado esquerdo, pois Jefferson e Acuña poderão alternar a posição com frequência, visto que ambos podem jogar tanto a lateral como a extremo, complementando-se um ao outro. Do lado direito poderá contar com a vontade de Bruno Gaspar singrar em Portugal, algo que não aconteceu no Benfica e com a imprevisibilidade de Nani, este que até pode jogar na posição 10, caso Peseiro queira baixar Bruno Fernandes para a posição 8. Este último deverá jogar atrás de Bas Dost, devido à capacidade de desequilibrar com passes a "rasgar" e com a capacidade de remate de meia distância. Na frente, como já foi dito, aparecerá Bas Dost, o goleador da equipa. Com a sua elevada estatura, a qualidade do jogo aéreo e a capacidade de posicionamento na área, estará com toda a certeza no top dos melhores marcadores da liga. Com o empréstimo de Sturaro, este fará dupla com Battaglia no meio-campo e se o Sporting optar por inverter o triângulo, qualquer um deles poderá jogar como pivô defensivo. Em relação ao centro da defesa deveremos provavelmente voltar a ver Mathieu a fazer dupla com Coates, este último intocável. Na baliza Viviano será o escolhido para o clube de Alvalade "atacar" o campeonato e fará assim a maior parte da época do Sporting.

sporting.JPG

28

17

9

8

?

16

76

4

22

5

1

1 - Viviano / 13 - B. Gaspar, 4 - Coates, 22 - Mathieu, 5 - Jefferson / ? - Sturaro,    16 - Battaglia / 17 - Nani, 8 - Bruno Fernandes, 9 - Acuña / 28 - Bas Dost

O maior problema para o Sporting deverá ser a "canhota" da defesa, tendo apenas Jefferson para a posição, este que é um ala puro, atacando melhor do que defendendo. Bruno César e Acuña poderão fazer essa posição mas não são tão competentes. Do lado direito vamos ter uma disputa interessante entre Ristovski e Bruno Gaspar e no centro existem quatro jogadores de grande qualidade, com Coates a comandar. A chegada de Sturaro da Juventus trará mais qualidade ao meio-campo leonino e mais cedo ou mais tarde entrará no 11, provavelmente para o lugar de Misic e fazendo dupla com Battaglia. Para a posição há ainda Petrovic e Mattheus Oliveira que poderão ser opções válidas. Para as alas existem pelo menos 3 jogadores para cada extrema, com Nani e Acuña na pole position e na posição 10 temos Bruno Fernandes, que jogará atrás do avançado na maioria das vezes. Alan Ruiz poderá voltar de empréstimo em Janeiro e também poderá ser opção. Para a frente de ataque está, é claro, Bas Dost destacado dos demais, ficando ainda a incógnita dos papéis de Doumbia e Montero no seio da equipa e na implementação de um possível 4-4-2.

Assim sendo, o Sporting tem soluções para todas as posições à excepção então da defesa esquerda. A equipa beneficiaria de mais um lateral de qualidade idêntica à de Coentrão.

Publicado a 12 de Agosto de 2018

bottom of page