top of page

LIGA DAS NAÇÕES

A nova competição de selecções, a UEFA Nations League, tem causado alguma controvérsia entre os adeptos de futebol. Uns dizem que é uma competição desnecessária e que os próprios jogadores saem prejudicados devido ao aumento de jogos durante o ano, outros afirmam que não passa de um negócio para aumentar as receitas da UEFA e que apenas a instituição será beneficiada. O que é certo é que a grande maioria não concorda com a implementação da competição, esta que já foi agendada e terá início a 6 de Setembro deste ano, terminando no início do mês de Junho de 2019.

FORMATO E CALENDÁRIO

A competição será um campeonato bianual de selecções europeias, onde irá reunir os 55 países membros da UEFA. A liga das Nações disputa-se de dois em dois anos, sempre em anos pares, a fase de grupos começará em Setembro depois do Mundial ou Europeu, estendendo-se até Novembro e a fase final será no mês de Junho do ano seguinte.

Para a edição deste ano, a primeira, as selecções irão distribuir-se por quatro ligas consoante o ranking actual da FIFA (A, B, C e D). Assim, os primeiros doze conjuntos europeus do ranking serão colocados na liga A, as 12 equipas seguintes formam a liga B, as 15 seguintes compõem a liga C e, por fim, a liga D é formada pelas últimas 16 nações europeias da lista. Nas ligas A e B haverão quatro grupos de três equipas, na liga C o grupo 1 será formado por três equipas, enquanto que os restantes três por quatro e a liga D vai ter quatro grupos com quatro selecções cada. Na fase de grupos, as equipas jogarão em casa e fora e, dependendo do número de equipas no grupo, realizarão entre quatro e seis jogos. Os vencedores dos grupos da liga A garantem a qualificação para a fase final da competição, a realizar em Junho de 2019 e que será formada por uma final four com duas meias-finais, jogo de consagração do terceiro lugar e uma final que apurará o campeão, os vencedores dos grupos das ligas B, C e D subirão à liga imediatamente acima e os últimos de cada grupo das ligas A, B e C serão despromovidos.

EURO 2020

Com o começo da Liga das Nações, as qualificações para o Euro 2020 começam apenas em Março de 2019 e não em Setembro deste ano (como de resto acontecia em anos anteriores). As mesmas 55 selecções serão distribuídas em 5 grupos de 6 equipas e outros 5 grupos de 5 equipas. Os dois primeiros classificados de cada um dos 10 grupos terão acesso directo ao Europeu de Futebol. As outras quatro vagas serão definidas na realização de playoffs de cada divisão da Liga das Nações, em formato de semi-finais e finais, carimbando o passaporte as selecções vencedoras de cada liga. Se um dos vencedores dos grupos da Liga das Nações já tiver assegurado um lugar através da Qualificação Europeia, essa vaga será para a equipa que terminou no lugar seguinte na sua liga. Se uma liga já tiver as quatro equipas a competir no Euro, as vagas restantes serão atribuídas a equipas de outra liga, de acordo com o ranking da competição. Assim, a nova competição também servirá como parte do processo de qualificação para o Europeu, criando maior competitividade entre as selecções, algo que não acontecia nos amigáveis internacionais.

2663090-1441280.jpg

Troféu da UEFA Nations League

liga a.JPG
liga b.JPG
liga c.JPG
liga d.JPG

Publicado a 14 de Agosto de 2018

bottom of page