top of page

OS LATERAIS DOS TRÊS GRANDES

1756.png
benficalogo.png
1728.png

Nos últimos anos têm surgido bons laterais na liga portuguesa, posição que muitas das vezes, seja do lado direito ou do lado esquerdo, é aquela que as equipas mais carecem de qualidade, principalmente do lado “canhoto” da defesa. Os chamados “grandes” já contaram com nomes como Nélson Semedo (Benfica), Fábio Coentrão (Benfica e Sporting), Cédric Soares (Sporting), Danilo e Alex Sandro (Porto), laterais muito fortes que se afirmaram em Portugal e nas suas selecções, o que fez com que alguns fossem cobiçados pelas melhores equipas da Europa.

Outros muito jovens, como João Cancelo e mais recentemente Diogo Dalot, formados no Benfica e no Porto respectivamente, não tiveram muitas oportunidades em Portugal e acabaram por ser vendidos por quantias bastante razoáveis. O primeiro foi vendido ao Valência por 15 milhões na época 2015/2016 e foi contratado neste defeso pela Juventus, juntando-se a Cristiano Ronaldo por 40 milhões, já o segundo foi contratado pelo Manchester United de José Mourinho também esta época por 22 milhões.

Na presente temporada, Alex Telles e Grimaldo são os laterais mais valiosos do campeonato mas, por enquanto, todos os três grandes parecem ter défice de laterais no plantel, principalmente (lá está) do lado esquerdo.

 

O Porto, depois da saída de Ricardo Pereira para o Leicester por 20 milhões de euros, ficou apenas com Maxi Pereira para a lateral direita. Recorrendo ao mercado reforçou-se com Saidy Janko, suíço de 22 anos do Saint-Étienne por três milhões e com João Pedro brasileiro de 21 anos do Palmeiras por quatro milhões, mas ainda necessitaria de mais um lateral esquerdo para pelo menos competir com Alex Telles, isto se o esquerdino não sair. Clubes como Real Madrid, Chelsea, Bayern e Juventus seguem o craque brasileiro e se o mesmo acabar por sair no fecho de mercado poderá ser difícil para os dragões encontrarem um jogador à altura para o substituir.

 

O Benfica, com a lesão de Tyronne Ebuehi também teve de ir ao mercado para colmatar essa ausência e tem o empréstimo de Sébastien Corchia quase concretizado, este que tem qualidade para ganhar o lugar de André Almeida. O problema encontra-se novamente do lado esquerdo, com Grimaldo indiscutível mas com a única “ameaça” a ser o jovem Yuri Ribeiro, se bem que André Almeida também poderá fazer a ala esquerda.

 

Por fim, o Sporting com Ristovski e Bruno Gaspar têm o lado direito preenchido, mas existe um problema novamente do lado esquerdo, pois nem Jefferson nem Lumor Agbenyenu são apostas válidas para José Peseiro e o brasileiro deverá mesmo ser descartado. Para entrar de imediato no onze, o clube está a tentar fazer chegar Kieran Gibbs, antigo lateral esquerdo do Arsenal, resta saber se por empréstimo ou mesmo a título definitivo.

Sébastien Corchia

Com a lesão de Tyronne Ebuehi, internacional nigeriano contratado esta época a custo zero ao ADO Den Haag, o Benfica teve de ir ao mercado à procura de outro lateral direito para disputar o lugar de André Almeida no onze. Assim sendo, o francês Sébastien Corchia, deverá chegar por empréstimo por uma época proveniente do Sevilha.

Com Corchia, os “encarnados” ganham um lateral direito mais rápido e mais forte tecnicamente, com qualidade na cobrança das bolas paradas, à semelhança de Grimaldo. Não dá uma bola como perdida e é um lateral bastante ofensivo. O Benfica poderá tornar-se ainda mais forte nas alas caso o francês se entenda com Salvio, tal como Grimaldo e Cervi o fazem do lado contrário.

O jogador de 27 anos que tem várias passagens pelas camadas jovens da selecção francesa, mas que apresenta apenas um jogo pela selecção A, já é referenciado pelo Benfica desde 2015, quando fazia parte dos quadros do Lille e poderá agora finalmente chegar à Luz.

Kieran Gibbs

Em relação ao Sporting, Jefferson e Lumor Agbenyenu parecem não dar garantias a José Peseiro do lado esquerdo da defesa e para reforçar essa posição, Kieran Gibbs tem sido negociado. Segundo o Record, existem duas possibilidades nos detalhes do negócio: ou o empréstimo com opção de compra de 5 milhões de euros ou a compra pelos mesmos valores.

A nível defensivo, Gibbs é um lateral muito forte no desarme e na antecipação, ofensivamente gosta de participar no envolvimento e é bastante vertical, parte no 1x1 com facilidade e efectua cruzamentos com qualidade. O inglês é um jogador mais completo que Jefferson, principalmente a defender e o clube irá beneficiar com a sua chegada, caso esta se proporcione.

O actual jogador de 28 anos do West Bromwich Albion, equipa que desceu à Championship (Segunda Divisão Inglesa) na época passada, já garantiu que quer jogar a um nível mais elevado e o Sporting pode mesmo ser o seu destino. O lateral já foi internacional pela Inglaterra por dez vezes e foi considerado uma estrela em ascensão quando fazia parte do Arsenal, clube onde foi formado, mas acabou por não despontar e nunca ser uma mais-valia para os Gunners.

Publicado a 18 de Agosto de 2018

bottom of page