top of page

Relatório de Jogo

Análise do Adversário

000c85af-1600.jpg

Competição

Jogo

Data

| Campeonato do Mundo 2018

| Portugal x Marrocos

| 20-06-2018

Hora

| 13h00

Sistema Táctico 3-5-2. Não é fácil de prever como Marrocos se irá apresentar. Ultimamente tem alternado de sistema táctico com bastante frequência. No jogo contra o Irão no Mundial começou em 4-3-3 (acabando em 3-5-2), mas também já tem jogado com o triângulo do meio-campo invertido (4-2-3-1) com Harit a jogar no meio e subir Belhanda para a posição 10. Usou o 4-3-3 contra o Irão para assumir o jogo e ter mais posse de bola, mas contra a nossa selecção deverá apresentar-se num 3-5-2 dando a iniciativa à nossa equipa. Costuma usar esse sistema táctico para aproveitar a verticalidade dos laterais, mas neste caso deverá usá-la para ter mais gente no meio-campo e os laterais ajudarem no processo defensivo, formando uma linha de 5 homens. Além disso, defendendo com 3 centrais está sempre em vantagem numérica contra os nossos dois avançados. 11 Base Será muito provavelmente Munir (GR), Benatia, Da Costa e Saiss formando uma linha de 3 centrais, Hakimi deverá passar de lateral esquerdo para lateral direito (Nordin Amrabat saiu lesionado no último jogo) e Mendyl encostar à esquerda (ou ficar Dirar na direita o que é improvável por ser mais ofensivo), El Ahmadi como pivô defensivo com Boussoufa e Belhanda no meio-campo, com Ziyech a jogar nas costas de El Kaabi (melhor marcador da CAN deste ano) ou Boutaib (melhor marcador de Marrocos na fase de qualificação). Deverá ser o primeiro.

Sistema Táctico (3x5x2)

marrocos1.JPG

Sistema Táctico (4x3x3)

Fédération_Royale_Marocaine_de_Football.
marrocos2.JPG

Organização Ofensiva

Método de Jogo Ofensivo Ataque Organizado com Variantes de Contra-Ataque Fase de Construção A selecção marroquina procura ter bola mas por vezes arrisca no jogo mais directo, normalmente com Benatia a colocar a bola longa à procura do avançado ou dos extremos/laterais1. Quando procuram sair de forma curta e apoiada os centrais encontra-se bem abertos dando largura ao jogo, El Ahmadi procura receber no meio dos dois, com os laterais dando largura e profundidade2. Um dos médios (normalmente Belhanda) procura vir receber, o outro (Boussoufa) dá mais profundidade ao jogo por vezes jogando entre linhas o que faz com que os centrais optem também por verticalizar muito os seus passes à procura do mesmo3 [se forem pressionados na sua fase de construção terão tendência em jogar de forma directa]. Fase de Criação Nem sempre jogam de forma apoiada, mas quando conseguem sair com sucesso da primeira zona de pressão e a bola entra nas linhas tornam-se muito perigosos. Têm laterais explosivos e com capacidade de cruzamento acima da média, principalmente Amrabat. Se o lateral jogar, Raphael Guerreiro terá que ter atenção redobrada às suas progressões pela linha. Rápido e forte no 1x1, procura quase sempre a linha para cruzar. Para que os laterais possam progredir nos corredores laterais, os extremos procuram zonas mais interiores, preenchendo o meio-campo4. A maioria do seu jogo passa pelo lado direito, muito então à procura da velocidade de Amrabat [tentar condicionar o jogo do lado direito fazendo com que procurem o lado contrário]. Por vezes El Ahmadi torna-se mais posicional, perto dos centrais, dando cobertura a Belhanda que vem no apoio tentando então colocar a bola nos laterais ou mesmo no avançado, procurando as costas da defesa5. Fase de Finalização Se é uma equipa equilibrada na zona defensiva – sofrendo poucos golos – no ataque a equipa peca muito nesta fase e acaba por ser algo irregular. Tem boas individualidades e qualidade para chegar à frente, mas precisa de muitas oportunidades para fazer golo (empatou 0-0 em três dos seis jogos da fase de qualificação). Normalmente quando a bola é colocada longa o avançado procura assistir para a entrada da área (ou pingar com um corte da defesa que vai a correr em direcção à sua baliza) onde aparece Ziyech com grande frequência, ele que tem um remate muito forte e colocado6 [muita atenção ao espaço entre linhas dado pelos médios que têm de acompanhar a linha defensiva e às segundas bolas para não sermos apanhados em contrapé]. Atenção aos cruzamentos dos laterais que procuram preferencialmente a zona do 2º poste7 [os nossos laterais são baixos e não muito fortes no jogo de cabeça!] Se não conseguirem entrar poderão arriscar rematar de meia ou longa distância. Muita atenção a Ziyech, Belhanda e Boussoufa8 (jogo contra a Eslováquia)!

marrocosAt1.JPG

1

marrocosAt2.JPG

2

marrocosAt3.JPG

3

marrocosAt4.JPG

4

marrocosAt5.JPG

5

marrocosAt6.JPG

6

marrocosAt7.JPG

7

marrocosAt8.JPG

8

Transição Ofensiva

Procuram muito esta fase de jogo por terem laterais rápidos e contra nós vão com certeza apostar muito no contra-ataque quando tiverem oportunidade. Belhanda, Boussoufa, Ziyech e mesmo Benatia têm uma grande capacidade de passe longo e vão com certeza procurar muito as costas da nossa defesa ao recuperar a bola e quando nos encontrarmos descompensados. Vão provavelmente procurar sempre o jogo mais directo não privilegiando a posse de bola como fizeram no jogo contra o Irão.

Organização Defensiva

Método de Jogo Defensivo Defesa à Zona Equilíbrio Defensivo Contra equipas teoricamente mais fracas ou do mesmo nível, Marrocos pressiona com bloco alto quando a equipa adversária procura construir na sua zona defensiva1 (algo que não deverá acontecer conosco, mas há que estar alerta). Contra equipas mais fortes procura defender à zona, baixando o bloco e pressionando apenas no 2/3 do campo, mas de forma algo passiva, apesar de bem posicionada segundo o sistema de jogo utilizado para cada jogo (jogo contra a Holanda)2. Recuperação Defensiva Entrando nesse 2/3, na 2ª fase de organização defensiva, independentemente do sistema em que joguem, procuram organizar-se ocupando e fechando os espaços de zonas vitais pressionando de forma passiva. Quando a bola entra nos corredores laterais procuram aí pressionar o portador da bola com maior frequência, por vezes mesmo com dois ou três jogadores no sentido de ganhar a posse de bola e sair em transição, deixando o adversário em contrapé no momento em que está na sua fase de criação3. Defesa Propriamente Dita Tal como na fase anterior, sempre que o adversário procura a linha os marroquinos procuram ser agressivos na recuperação pressionando com muita gente, por vezes 3x1 (3-5-2 – lateral, central e médio desse lado; 4-3-3 – lateral, extremo e médio desse lado – ainda com o pivô na cobertura, deixando assim algum espaço no meio que poderá ser aproveitado)4. Os laterais, principalmente Amrabat, são melhores a atacar do que a defender, com a imprevisibilidade dos nossos jogadores podemos criar perigo nos corredores. Os médios também são melhores com bola do que sem ela, apesar de serem muito agressivos. Com três centrais onde todos eles jogam bem de cabeça, poderemos ter dificuldades no jogo aéreo [devíamos jogar com ela no chão e procurar remates de fora sempre que possível].

marrocosDef1.JPG

1

marrocosDef2.JPG

2

marrocosDef3.JPG

3

marrocosDef4.JPG

4

marrocosTrans.JPG

5

Transição Defensiva

Ao perder a posse de bola são muito agressivos na procura da recuperação da mesma, mas quando o adversário consegue sair da pressão e procura o contra-ataque são lentos na transição, acabando muitas vezes por chegar perto da baliza em igualdade ou mesmo desvantagem numérica5 (aconteceu várias vezes com o Irão na primeira jornada. Ver também jogo contra a Costa do Marfim). Esta é sem dúvida o momento de jogo em que demonstram maiores dificuldades, sofrendo vários golos em transições. Têm dificuldades contra equipas que jogam em contra-ataque ou ataque rápido.

Esquemas Tácticos Ofensivos

Cantos1 Normalmente batidos ou por Boussoufa ou por Ziyech. Neste tipo de lances por norma colocam 6 jogadores dentro de área Um na zona do 1º poste, um perto da quina da pequena área e os restantes a atacar a zona de penalty. O do 1º poste sai tentando o curto, sai também o da pequena área e/ou um dos da zona de penalty, muito para procurar retirar gente da área e não para procurar o canto curto, depois de atrair os adversários, a bola pode ser colocada à entrada da área onde poderá aparecer Ziyech a rematar (jogo contra Irão) ou colocada na zona perto da marca de penalty/entrada da pequena área onde irão aparecer 3/4 jogadores, sempre com os centrais entre eles (Benatia forte de cabeça). Os outros dois jogadores procuram baixar para equilibrar a equipa. Livres Na maioria das vezes a bola é colocada na zona do 2º poste à procura de um cabeceamento atrasado para um jogador que se encontre de frente para rematar. Esse movimento é muito procurado pela equipa de Marrocos mesmo em lances corridos. Costumam atacar estes lances com 6 jogadores. LLL Os lançamentos são cobrados de forma aleatória e normalmente de forma curta. Os laterais assumem essa cobrança, independentemente de jogar com dois ou três centrais. Pontapé de Saída Neste esquema táctico a bola é colocada num dos centrais que devido à sua capacidade de passe longo procura rapidamente o lateral que sobe na linha, mais uma vez procuram o lado direito de Amrabat com maior frequência. Pontapé de Baliza O GR procura sair a jogar de curta e apoiada por um dos centrais, pelo pivô defensivo ou mesmo por um dos médios que baixa a receber, de forma a manter a posse de bola. Se tiver de bater longo com a pressão do adversário procura preferencialmente esticar o jogo no corredor central para o avançado.

MarrocosEsqOf1.JPG

1

MarrocosEsqOf2.JPG

1

MarrocosEsqOf3.JPG

2

Esquemas Tácticos Defensivos

Cantos2 Usam um tipo de defesa mista. Contando com o GR colocam 9 homens dentro de área. Um no 1º poste, um na quina da pequena área (que sai ao curto) e consoante o número de jogadores com que a equipa adversária ataque, Marrocos coloca 5/6 homens em marcação ao homem (podendo ficar um à zona no penalty). Fortes na transição ofensiva deixam dois jogadores fora de área, sendo que um deles fica mais perto da entrada da área. Livres Formam uma linha de 7 jogadores defendendo novamente de forma mista, onde alguns jogadores acompanham o ataque quando o livre é marcado e outros mantêm a posição, deixam ainda dois jogadores perto da zona da marcação do livre para contrariar um possível toque curto.

Outras Observações

Nordin Amrabat pode não jogar e Marrocos apresentar o lado direito mais frágil, principalmente a atacar;

Não é certo como a selecção marroquina se irá apresentar e poderá mudar o sistema táctico ao longo do jogo consoante o resultado (tal como fez com o Irão);

É uma equipa muito organizada defensivamente que sofre poucos golos (não sofreu golos na fase de qualificação);

Antes da derrota com o Irão era uma equipa que não perdia há 18 jogos (melhor só a Espanha e a Bélgica);

Independentemente do resultado do outro jogo do grupo, se Marrocos não pontuar fica fora do Mundial, o que poderá fazer com que venham mais motivados e sem nada a perder.

Padrões de Modelo de Jogo

Bola directa no avançado que assiste um colega que vem de trás para rematar (Atenção a Ziyech!)

Marrocos1.JPG

Extremos vêm para dentro para dar os corredores aos laterais (a maioria do jogo passa pelo lado direito [Amrabat!])

Marrocos2.JPG
bottom of page